Uma cobra, foi capturada, ontem(26) à tarde em uma residência no distrito de Padre Pinto na cidade de Rio Piracicaba. A Vigilância Sanitária foi acionada que imediatamente entrou em contato com Brigada Florestal de João Monlevade, e no local a Brigada identificou o animal sendo uma caninana (Spilotes pullatus).
Para realizar a retirada da serpente, os agentes da Brigada utilizaram uma escada e a pinça própria para captura de répteis.
A cobra foi retirada do local sem se ferir, e depois foi solta em uma mata.

A espécie que pode chegar a 2,5 metros de comprimento não é venenosa, mas possui comportamento característico de defesa.
Entre tantas répteis que são popularmente conhecidos pelo comportamento característico, um que se destaca é a caninana (Spilotes pullatus). Ela é considerada uma das maiores da Mata Atlântica.
Mas a fama da espécie no Brasil se dá principalmente por seu nome ter se tornado uma expressão popular que se refere a alguém que tem o temperamento difícil e é agressivo. Isto porque, apesar não ser venenosa, a caninana é considerada uma serpente brava.