Promover uma imersão na culinária mineira, essa é a proposta do Butiquim Mineiro JM, estabelecimento inaugurado recente em João Monlevade, no bairro Cruzeiro Celeste.
O Butiquim é realização do sonho do jornalista Thomaz Albano, ex repórter de culinária da TV Globo, Phetronylha Albano, ex encarregada do restaurante de um hipermercado da cidade, e de Douglas Gomes, ex encarregado de uma padaria.
“O nosso nosso diferencial é o cardápio, fizemos seleção de itens cem por cento da culinária mineira. Temos o torresmo de rolo; moela de frango; fígado com jiló; carne conservada na gordura, conhecida como carne de lata; tropeiro; linguiça feita totalmente em casa. Ainda temos os doces feitos manualmente em Teixeiras, distrito do Prata. Ao todo são mais de 20 itens”, relata Thomaz.
No espaço, intimista, que acomoda cerca de 20 pessoas simultaneamente, é possível ouvir uma boa moda de viola. São diversos tipos de bebidas, como cervejas, cachaças especiais e caipirinha, além da tradicional limonada mineira. “Não servimos só comida, queremos que as pessoas sintam a experiência da culinária mineira, batam papo, riam, descansem em nosso estabelecimento.” Reforça Phetronylha.
O que é um butiquim?
Estabelecimento menor, em relação aos bares. Geralmente não tem a hierarquia básica do chef, cozinheiro, garçom. É despretensioso. O que você encontra no butequim é uma velha e boa cerveja gelada. E comidas artesanais.
O Butiquim Mineiro JM funciona de sexta a domingo. Sexta e sábado a partir de 18h. Aos domingos é servido almoço a partir de 11h. Os preços variam de 18 a 49,90, todas as porções para até três pessoas.
Endereço:
Rua Cobre, 284, Cruzeiro Celeste, João Monlevade, MG.
Referencia: Ao lado da quadra Overdose (quadra do C. Celeste). Perto da Av. Armando Fajardo.
Instagram: @butiquimmineiro_jm