Como reconhecimento do importante papel da mulher na sociedade, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou nessa quarta-feira, 06, a entrega do diploma Mulher Construtora da Democracia. Na oportunidade foram homenageadas a advogada e presidente da Associação Mulheres em Ação – AMA, Elivânia Felícia Braz, a empresária Elizete Isabel Vidal e a cantora Natália Regina Rodrigues Grigório. A honraria, concedida em conformidade com a Resolução 588 de 2012, destacou o trabalho realizado por elas e suas contribuições para o município.
As homenageadas foram escolhidas por meio de uma comissão especial composta por um representante da mesa diretora da casa, vice-presidente, vereador Gustavo Maciel; um representante da imprensa local, diretora do jornal A Notícia, Maria Cecília Ambrósio Passos e um membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense, Renata Aparecida de Oliveira Braz.
Em discurso, as homenageadas, que estavam muito emocionadas, falaram da alegria pelo reconhecimento. Elivânia agradeceu os familiares e amigos pelo apoio e destacou sua trajetória, especialmente na defesa do direito das mulheres. Elizete Vidal demonstrou sua gratidão em ter sido lembrada. “Receber esta honraria me mostrou mais uma vez que estou no caminho certo, de buscar o que acredito em prol do desenvolvimento da nossa cidade”.
Por sua vez, Natalia Grigório, também agradeceu pelo Diploma e a todos que contribuíram para sua formação. “Receber esta homenagem ao lado de grandes mulheres como a Elizete e Elivânia, é motivo de orgulho para mim e ao mesmo tempo, desperta ainda mais a responsabilidade e o compromisso com as questões culturais, da área de educação, saúde, meio ambiente, economia, e os direitos das mulheres”. Ao final de sua fala, Natália ainda cantou à capela a música “O que é o que é”, de Gonzaguinha.
Maria Cecília, integrante da Comissão que escolheu as homenageadas, fez uso da palavra para parabenizá-las e destacar a importância de cada uma nos ramos de atuação. “Vocês nos motivam e são merecedoras desta homenagem e de inúmeras outras que ainda estão por vir”. Ela ainda endossou a importância do respeito com as mulheres, não somente em datas comemorativas. “Frases de efeito e discursos repetitivos no dia da Mulher, não nos interessam mais. Queremos e exigimos o respeito e igualdade de oportunidades, bem como o reconhecimento prático e sincero de que já representamos a maioria da população com força e capacidade de trabalho”.
O vereador Gustavo Maciel, não pode estar presente na solenidade, mas parabenizou as escolhidas de forma remota. “Com muita satisfação que participei da escolha das homenageadas, que foi uma decisão muito acertada. Elas representam todas as mulheres monlevadenses pela garra e determinação”.
A ex-vereadora e ex-presidente da casa, Dorinha Machado, também discursou para parabenizar as mulheres. Ela lembrou que a honraria foi instituída em 2012, quando ela estava frente o Legislativo. “Estou muito feliz em estar de volta a esta Casa, nessa ocasião tão importante para homenagear estas mulheres. Cada uma delas desempenha um papel importante de envolvimento com a sociedade”.
Por fim, o presidente da Câmara, Fernando Linhares (União), destacou o compromisso do Legislativo em reconhecer e valorizar as mulheres pelo papel que desempenham. “Parabenizo todas as mulheres de João Monlevade e em especial ás servidoras da Casa Legislativa. Que este seja um momento não apenas de celebração, mas também de reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em todo o mundo e sobre o trabalho contínuo que todos nós devemos realizar para alcançar a igualdade de gênero e a justiça para todos”.
Sobre as homenageadas
Elivânia Felícia Braz é uma figura notável no município, destacando-se como advogada e defensora incansável dos direitos das mulheres. Sua jornada, desde uma infância modesta até sua posição de destaque na comunidade, é inspiradora. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, ela se especializou em diversas áreas, demonstrando um compromisso contínuo com o aprendizado e o aprimoramento profissional. Além de sua atuação jurídica, Elivânia desempenha papéis de liderança em várias organizações, incluindo a presidência da AMA – Associação Mulheres Em Ação de João Monlevade. Sua dedicação à promoção da igualdade de direitos e melhores condições sociais para as mulheres é exemplar e merece ser reconhecida.
Natália Regina Rodrigues Grigório é uma figura notável em João Monlevade, destacando-se em diversas áreas. Desde sua juventude, demonstrou talento como esportista e participante ativa da comunidade. Sua formação em Turismo a levou a contribuir significativamente para o setor, enquanto sua paixão pela música a levou a uma carreira brilhante como cantora. Como gerente de vendas, ela lidera com habilidade uma equipe, ao mesmo tempo em que se envolve em projetos sociais, como o “Projeto Nascer Bem” no Hospital Margarida. Natália personifica valores como respeito, empatia e excelência no atendimento, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da cidade. Sua dedicação e paixão servem como inspiração para todos nós em João Monlevade.