Dois óbitos suspeitos ainda seguem em investigação
João Monlevade registrou o primeiro óbito causado por dengue este ano. Trata-se de uma mulher de 37 anos, com comorbidade, que faleceu no dia 23. O óbito é um dos quatro que estavam em investigação no município. Outros dois óbitos continuam sendo investigados e um foi descartado, afastando a hipótese de ser vítima de dengue.
Ao todo, João Monlevade registra até o momento 2.573 casos de dengue notificados, dos quais 2.270 foram confirmados e 55 aguardam resultado. Já os casos de Chikungunya somam 336 notificações, dos quais 117 foram confirmados e 203 aguardando resultados.
Diante do atual cenário epidemiológico da dengue, que ocorre não só em Minas Gerais mas em todo o país, a Prefeitura vem intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti com a realização de mutirões de limpeza, vistorias e aplicação de larvicida nos bairros visitados.
Juntamente com essa medida, a Prefeitura tem realizado rotineiramente a aplicação de inseticida em diversos bairros. Pelo menos 19 bairros já foram contemplados. A aplicação é realizada após as 18h pelos agentes de endemias da Visa.
A Prefeitura também ampliou o horário de atendimento na Policlínica para atender pacientes com sintomas de arboviroses. Com as alterações, a Policlínica fica aberta de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, além de manter o atendimento nos finais de semana, das 8h às 16h.
Durante a semana, das 7h às 17h, os pacientes com suspeita de arboviroses são orientados a procurar as unidades de saúde de sua referência, evitando assim a sobrecarga do Hospital Margarida, que deve ser acionado apenas em casos graves.