No decorrer do ano de 2023, o Procon de João Monlevade registrou um total de mais de cinco mil atendimentos. Esses abrangeram uma variedade de questões, como abertura de reclamações, consultas sobre os direitos dos consumidores, orientações sobre o andamento dos processos e explicações de respostas.
Ainda conforme dados do Procon municipal, ao longo do ano foram abertas mais de duas mil reclamações. Mais de 80% dessas questões foram resolvidas diretamente pelo Procon. As demais, seja por falta de fundamento ou complexidade, foram encaminhadas para instâncias judiciais como fóruns.
As agências bancárias foram alvo de grande parte das queixas, principalmente relacionadas a empréstimos indevidos. Em segundo lugar, questões essenciais como problemas com serviços de telefone e internet foram frequentes. Em seguida, as reclamações envolveram compras com defeitos, troca e reembolso, seguidas por serviços não prestados conforme acordado.
“Estamos aqui para garantir que os consumidores tenham seus direitos preservados. A alta porcentagem de resoluções internas reflete nosso compromisso em buscar soluções rápidas e eficazes”, afirmou a coordenadora do Procon de João Monlevade, Rosa Barros.