Projeto inédito em João Monlevade atende pacientes com Epilepsia, Cefaleia e AVC
Implantado pelo governo do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), o projeto Neurologia no Dia a Dia já realizou 225 atendimentos em um ano de funcionamento. Inédito no município, o serviço procura dar atendimento neurológico qualificado e contínuo aos pacientes que sofrem com Epilepsia, Cefaleia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Desde que começou, em dezembro de 2022, o programa realizou 122 atendimentos de Epilepsia, 68 de Cefaleia e 35 de AVC. O trabalho foi desenvolvido pelo Centro Itabirano de Neurociências (CIN), com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), que tem Dr. Laércio Ribeiro como presidente.
O prefeito de João Monlevade explicou a importância da proposta. “Ao assumirmos a Prefeitura percebemos uma grande demanda para atendimentos neurológicos. Conversando com os prefeitos da região, vimos que eles enfrentavam algo semelhante. Daí implantamos o projeto em parceria com o Cismepi, beneficiando Monlevade e as cidades consorciadas”, resumiu.
O trabalho é supervisionado pelo neurologista Tiago Camilo Eisemberg de Alvarenga, do CIN. Além dos três atendimentos ambulatoriais, a proposta inclui treinar médicos para melhores condutas em diagnósticos de cefaleia e reduzir pedidos de exames desnecessários. “As equipes da atenção primária também são treinadas para reconhecer o paciente tendo AVC, reagir de forma correta em casos de crises convulsivas e conscientizar sobre cefaleia e quedas”, destacou Tiago Alvarenga.
Treinamento e atendimento qualificado
A médica Marcella Drumond Bicalho Rabelo é uma das profissionais que participou da capacitação. “Muito interessante o projeto porque ele permite o acesso mais rápido à especialidade. Algo fundamental, pois esses pacientes conseguem iniciar o tratamento ou reabilitação de forma precoce”, argumentou.
A enfermeira Maria Cristina Thiaru Suzuki, que também participou do curso, considerou a proposta excelente. “São temas abrangentes que foram apresentados pelo Tiago com uma didática brilhante, superando nossas expectativas”, ressaltou.
A iniciativa tem dado frutos na vida dos próprios pacientes. É o caso de Renata Marçal, de 42 anos. “Eu fui acometida por um AVC em abril de 2023. Meu primeiro contato com o neuro foi em maio. Acolhimento excepcional, profissional muito atencioso e disponível. Estou em acompanhamento desde então e só tenho a agradecer a toda a equipe envolvida”, salientou.
A secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, enfatizou que o projeto é pioneiro e preenche um vazio assistencial na área da Neurologia. “Além da capacitação dos profissionais da rede municipal para uma assistência mais qualificada, o usuário tem também um atendimento especializado com o neurologista. É um projeto de médio e longo prazo. Precisa de continuidade, mas já estamos colhendo os frutos dessa primeira fase de implantação”, finalizou.