No último sábado, 2, a ArcelorMittal em parceria com a Defesa Civil de João Monlevade, realizaram com participação do moradores dos bairros, Jacuí, Centro Industrial, Santa Cruz e Amazonas o segundo exercício simulado de emergência da Hidrelétrica do Jacuí.
O simulado está previsto no Plano de Ação Emergência (PAE) do PCH Piracicaba, em cumprimento a legislação à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência.
Funcionamento do simulado prático
Ao toque das sirenes, os participantes seguiram até as placas de rotas de fuga que estavam no meio do caminho durante a prática do simulado, além de ir até o ponto de encontro que estivesse mais próximo. No total são 11 pontos, localizados entre os bairros, Jacuí, Centro Industrial, Santa Cruz e Amazonas.
Importância do treinamento
O treinamento é essencial para que a empresas e órgãos públicos consigam avaliar se o sistema de alerta e a sinalização do mesmo estão funcionando devidamente.
Participaram da ação: além das equipes da ArcelorMittal e do Sesi, a Polícia Militar de João Monlevade, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Sevor, Defesa Civil de Bela Vista de Minas e Secretaria de Meio Ambiente de Monlevade
O rio Piracicaba e a Hidrelétrica
O rio Piracicaba pertence a bacia do Rio Doce e nasce a 1680 metros de altitude em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. Em seu trajeto o rio Piracicaba passa por 21Municípios ate desaguar no Rio Doce, no município de Ipatinga. Em João Monlevade, o rio Piracicaba atravessa os bairros Jacuí, Centro Industrial e Santa Cruz. Nessa região e encontra a Usina da ArcelorMittal. Na região do Jacuí e onde se encontra a PCH Rio Piracicaba, que foi construída em1939 e é composta por um barramento de concreto e uma casa de força com três geradores.
Fotos: Anselmo de Oliveira