Cerca de 91 pessoas, entre alunos e funcionários da escola Estadual Marques Afonso, foram diagnosticadas com intoxicação alimentar, em São Domingos do Prata, nesta quarta-feira, 18 de outubro.
A suspeita é de que contaminação após consumo de salpicão, preparado com maionese caseira.
A instituição localizada na Rua Domingos Marques Afonso, bairro Retiro, divulgou uma nota suspendendo as aulas do período noturno.
De acordo com a diretora foi servido aos alunos uma refeição composta com arroz, feijão, salpicão com maionese caseira.
Ainda segundo a Diretora, por volta das 14h15min, vários alunos e alguns funcionários começaram a se sentir mal, com vômitos, dores abdominais e diarreia.
As pessoas foram socorridas pelos Bombeiros voluntários e ambulâncias, sendo encaminhadas ao Hospital municipal.
Devido a grande quantidade de pessoas que estavam passando mal, alguns foram encaminhados para o Hospital de Nova Era e João Monlevade.
Em contato com o responsável pela vigilância sanitária, foi relatado que na inspeção, após o ocorrido hoje, foi verificado o uso da maionese no preparo do salpicão, o que e proibido.
A vigilância interditou a cozinha da escola e recolheu amostras dos alimentos servidos aos alunos.
A Perícia técnica compareceu na escola para o trabalho de praxe. Todos os alunos foram liberados sem apresentar sintomas graves.
Leia na íntegra a nota da SEE-MG
Decreto estabelece alimentação saudável em escolas
O Governo do estado divulgou em 14/12/2018 um Decreto Estadual nº 47.557, um trabalho em conjunto das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Educação (SEE), uma série de ações e atividades voltadas para a alimentação saudável nas escolas, incluindo a proibição de alimentos com alto valor calórico.
No vídeo vítimas sendo levadas para o Hospital Nossa Senhora das Dores