sexta-feira, novembro 22, 2024
INÍCIO Rio PiracicabaRio Piracicaba elege seis propostas e duas sugestões de tema para...

Rio Piracicaba elege seis propostas e duas sugestões de tema para o Parlamento Jovem de Minas

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba sediou na manhã desta quarta-feira (5) a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas. As atividades foram conduzidas pelos estudantes e culminaram com aprovação de seis propostas, além de duas sugestões de temas para a edição do PJ 2024.

O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara de Rio Piracicaba, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), pela vereadora Dirlene Aparecida Tomaz (PP) e o parlamentar Antônio de Pádua Gudes (PDT).

O presidente da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo, vereador Diego José Ribeiro, participou do evento, acompanhado da gerente da Escola do Legislativo e coordenadora do PJ São Gonçalo, Juliana Pereira Bazílio Alves, e dos monitores Raíssa Giovana Santos e Cristiano César de Jesus de Paulo.

Tema

A eleição de sugestões de temas para a edição do PJ Minas 2024 foi marcada por boas argumentações e defesas de ideias promovidas pelos estudantes. Dentre as quatro opções disponíveis, foram eleitos os temas “Violência contra a criança e adolescente” (12 votos) e “Inserção dos Jovens na Cultura” (25 votos).

Propostas

O momento de votação de propostas também contou com defesas e justificativas. Os alunos se subdividiram em grupos e aprovaram as seguintes proposições relacionadas ao subtema “Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho”: proposta 1, “Parceria entre Legislativo e Executivo para inserção dos jovens na política. Instituição do Jovem Aprendiz na Política” (17 votos) e proposta 3 “Concessão de incentivos fiscais ao Poder Executivo viabilizando o primeiro emprego de jovens e adultos”. (22 votos).

Pelo subtema “Escolaridade e qualificação profissional”, foram eleitas a proposta 1, “Oferta de qualificação aos jovens, nas modalidade EAD e presencial, visando a contratação dos jovens juntos às empresas participantes” (13 votos) e proposta 5 “Parcerias entre o Poder Executivo e empresas de cursos técnicos, Senai, Sesi, Cerp, entre outras, gerando mais qualificação profissional aos jovens” (16 votos).

Já no subtema 3, “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no mercado de trabalho”, foram eleitas a proposta 2 “Criação de um projeto de lei que confira autonomia ao CRAS para atuar como centro de referência na oferta de cursos aos jovens em situação de vulnerabilidade” (20 votos) e proposta 3 “Fomentar a oferta de cursos aos jovens em situação de vulnerabilidade para garantir acesso ao mercado de trabalho” (26 votos).

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!