Para aqueles que já estão com o planejamento de descanso no radar, a segunda metade de 2023 reserva ainda mais oportunidades de folga. A sequência de feriados terá início somente em setembro, trazendo duas datas significativas para os brasileiros.
A primeira, no dia 7 de setembro, quinta-feira, celebra a Independência do Brasil. Em seguida, também numa quinta-feira, o dia 12 de outubro comemora tanto o Dia das Crianças como a devoção à Nossa Senhora Aparecida.
Novembro traz consigo outros três feriados. No dia 2, uma quinta-feira, observa-se o Dia de Finados. Na sequência, a Proclamação da República será celebrada na quarta-feira, 15 de novembro. O Dia da Consciência Negra, observado em parte do território nacional, está marcado para a segunda-feira, dia 20.
Finalizando o ano, temos o tradicional feriado de Natal, no dia 25 de dezembro, que também será numa segunda-feira.
A diferença entre feriados nacionais e locais
É importante lembrar que há uma distinção relevante entre feriados nacionais e locais. Enquanto os primeiros são regulamentados por lei federal e válidos para todo o território brasileiro, os feriados locais estão sujeitos a leis municipais ou estaduais.
Nesse contexto, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, não é reconhecido como feriado ou ponto facultativo em todo o país. Esta data é observada apenas onde a legislação municipal ou estadual assim determinar.
Ainda no mês de outubro, o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28, este ano coincidirá com um sábado. Apesar de não ser um feriado nacional, em muitos estados e municípios, as repartições públicas costumam suspender o atendimento e conceder ponto facultativo aos funcionários, mantendo apenas os serviços essenciais.
Fonte: Plox Brasil