A ação tem o intuito de promover o acolhimento e ampliar uma rede de apoio para as mães e cuidadoras de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na tarde de hoje (26), no salão da Acisb, o primeiro encontro municipal das “Mães atípicas e autismo”, que tratou dos desafios da maternidade atípica no contexto atual.
O evento iniciou com a Secretária de Saúde, Wanessa Lana, que apresentou algumas ações já realizadas para os autistas no município e informou sobre o projeto de construção do Centro de Referência para atender esse público, ação que já está em andamento.
Em seguida, o encontro foi conduzido pela especialista em saúde da Família e mãe atípica, Dra. Dayana Homez Rangel, que discutiu os desafios de ser mãe atípica, autismo, preconceitos enfrentados e limitações do dia a dia.
Durante o bate-papo, os pais puderam compartilhar suas experiências e relatar como é lidar com filhos autistas. Além disso, o momento também proporcionou uma dinâmica para que os responsáveis pudessem relatar o que a convivência com autistas os ensinou.
O intuito da Secretaria de Saúde é que, a partir de agora, os encontros possam acontecer frequentemente, de modo a promover escuta, acolhimento e ampliar uma rede de apoio para mães e cuidadoras de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O encontro contou com a participação da Secretária de Saúde, Wanessa Lana, da Secretária Adjunta de Saúde, Raucilene Martins, da enfermeira coordenadora da Atenção Primária, Luciana Karine, das vereadoras Rosângela Silva e Taís Rivetti, servidores e pais.