A Usiminas está com 800 vagas abertas para a reforma do Alto-Forno 3, na Usina de Ipatinga, no Vale do Rio Doce. Diversos cargos são requisitados, como mecânico montador, soldador TIG, soldador Raio X, montador de andaime, encanador, eletricista montador e rigger. A Usiminas exige que os profissionais tenham, no mínimo, seis meses de experiência comprovada na função. Os interessados devem enviar currículo para o email recrutamentoexterno@usiminasmecanica.com.br.
A previsão da empresa é gerar outros 4.000 empregos temporários até agosto, quando ela espera que as obras estejam no período mais avançado. Até agora, foram cerca de 4.000 contratados para a reforma. Este é o maior investimento da década realizado pela companhia, que despende R$ 2,7 bilhões com a reforma do Alto-Forno 3 e adjacências.
Com a reforma, ela estima que a sustentabilidade operacional da unidade será garantida pelos próximos 15 a 20 anos. A reforma faz parte de um pacote de investimentos de R$ 3,6 bilhões que a siderúrgica planeja dedicar a Minas Gerais entre 2023 e 2026. A reforma, planejada desde 2018, é um dos primeiros passos do novo presidente da Usiminas, Alberto Ono, que assumiu a liderança da empresa em 2022.