Locais possuem grande incidência do mosquito Aedes aegypti
Em um esforço para combater a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Vigilância em Saúde (Visa) fará uma campanha de prevenção neste sábado (1º de abril) nos bairros Alvorada e Nossa Senhora da Conceição. Esses locais possuem uma grande incidência do mosquito.
Os agentes da Visa percorrerão as ruas Negrão de Lima, Albert Scharlé, Lucindo Caldeira, José Bicalho Costa (sentido do Luís Prisco para Sete Lagoas, Geraldo Miranda (em frente a PMJM), Palmeiras, Santa Isabel, Progresso, Joana Darck, Sete Lagoas, Progresso, Poços de Caldas, Louis Ensch e Francisco Teles. Os moradores dessas ruas podem colocar garrafas, copos, potes, pneus, latas e qualquer recipiente que possa acumular água sobre a calçada. Os materiais serão recolhidos. É importante ressaltar que não serão coletados lixo comum, material de construção, entulho, sofás, colchões e madeiras.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os perigos da doença e incentivar a todos a ajudar no combate com medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água.
Na semana passada, o primeiro mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti foi realizado no bairro José Elói. Foram retirados do local dois caminhões e três caminhonetes cheias de materiais que podem acumular água.
Já durante a semana, os agentes de endemias promoveram blitz educativas e distribuição de panfletos informativos sobre o combate ao mosquito em vários pontos da cidade. Pacientes que aguardavam atendimento médico em algumas unidades de saúde da cidade também foram orientados sobre cuidados para se evitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças.
Denúncias
Os possíveis focos de dengue podem ser denunciados pelos telefones 3859-2576 ou 3859-2575.
Laboratório fica aberto no domingo
Com o objetivo de evitar uma sobrecarga no Hospital Margarida, que segue um protocolo de classificação de risco, a Policlínica estará aberta no domingo (2), das 8h às 16h, para atender pacientes com sintomas de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, os pacientes devem procurar o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Essa ação é importante para garantir que a população receba a assistência necessária, mesmo com a alta procura por atendimento.