Na manhã desta quinta-feira, 30, os vereadores Gustavo Maciel (Podemos), Dr. Presunto (PDT), e o assessor do deputado Estadual Tito Torres, João Augusto, juntamente com o prefeito Dr. Laércio Ribeiro e o vice-prefeito, Fabrício Lopes, estiveram reunidos com a presidente da Fundação do Hemominas, Junia Cioffi e equipe da Fundação. O objetivo do encontro é dar continuidade a respeito da implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) na cidade.
O PACE tem uma estrutura semelhante a Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários predefinidos. O objetivo é facilitar o acesso do cidadão ao Posto e consequentemente aumentar o número de doadores e de bolsas de sangue.
O vereador Gustavo Maciel, desde o início do seu mandato e, enquanto esteve a frente do Legislativo, tem buscado meios para que o PACE seja realidade no município. Maciel já havia se reunido com a equipe do Hemominas para buscar informações de como o Posto poderia ser instalado na cidade.O vereador Dr. Presunto também vem apoiando a proposta em benefício dos doadores do município.
Na época, foi explicado pela equipe que toda a negociação para implantação do PACE é realizada pela equipe técnica da Hemominas junto à Prefeitura, o que inclui a explanação, de forma detalhada, das responsabilidades de cada parte e do processo de formalização do acordo.
A Presidente da Fundação relatou que o município se encaixa nos requisitos para a implantação do PACE, mas é preciso que a cidade formalize o pedido de intenção para que os próximos passos sejam dados.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro, que é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba – CISMEPI, sinalizou positivamente para a implantação do PACE. Ele informou que irá estudar a cartilha com os critérios e as responsabilidades para implantação, para então enviar o pedido de intenção.
O deputado estadual, Tito Torres, já havia demonstrado interesse em contribuir com as negociações para que o posto seja implantando. O deputado inclusive já garantiu a verba para a aquisição dos equipamentos que serão utilizados na unidade, caso o município promova a implantação.
Vereadores, prefeito e vice de João Monlevade buscam a implantação do Posto do Hemominas na cidade
RELACIONADO