A Associação dos Moradores do Bairro Progresso II, (AMONP) em Belo Horizonte homenageou neste mês dedicado às mulheres, Débora Batista pelo trabalho desenvolvido com o projeto o direito de brincar das crianças com deficiências.
Mãe de três filhas, vivenciando a maternidade típica e atípica e munida da intenção de contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, Débora vai ao encontro de outras mães e crianças que vivenciam o mesmo contexto de ausência de oportunidades, de vivenciar um direito tão importante: o direito do brincar.
Fundadora e presidente do Circuito Inclusão, que nasceu em 2017 com a missão de ampliar o acesso da pessoa com deficiência ao esporte como lazer e saúde, o projeto já impactou mais de 10 mil pessoas atendendo mais de 5 mil crianças. Com sede no bairro Pedra Azul, em Contagem, o Circuito Inclusão garante o direito de brincar das crianças com deficiências, tendo como princípio norteador a equidade.
O projeto é composto por mães, voluntários e parceiros, mas é itinerante, indo ao encontro das crianças e seus familiares onde quer que elas estejam. Através do parque móvel e com atividades como colônias de férias, piqueniques, corridas em rua de lazer, circuitos nas escolas com brinquedos como tirolesa, skate, além de discutir sobre a inclusão digital, diversidade e educação inclusiva.
Débora, com sua disponibilidade de encontrar o outro, você contribui para que as crianças e seus familiares possam ressignificar suas vidas, proporcionando a aquisição de habilidades essenciais para o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social.