Clientes e funcionários da Arcata, clínica especializada em tratamentos odontológicos, foram surpreendidos ao encontrar as portas das unidades fechadas na manhã desta quarta-feira (8), em Belo Horizonte. A empresa, que também possui clínicas em Betim, na região metropolitana da capital mineira e no Rio de Janeiro, informou o encerramento de todas as atividades, por meio de comunicado encaminhado para os colaboradores e publicado nas redes sociais da companhia.
Uma funcionária, que pediu para não ser identificada, afirmou que recebeu do Recursos Humanos (RH), da empresa, às 0h desta quarta, uma mensagem com o comunicado oficial. “Hoje, a gente soube que algumas pessoas estiveram na clínica durante a madrugada e levaram os equipamentos e material de trabalho, como computadores, televisões, etc,” revelou.
Em contato com uma das responsáveis pelo RH da Arcata, ela afirmou que foi “surpreendida com a mesma mensagem que o restante dos funcionários”. A reportagem também tentou falar com quatro pessoas, apontadas como sócias da empresa, mas não foi atendida por nenhuma delas, bem como não teve as mensagens respondidas. Caso o posicionamento da empresa seja enviado, a matéria será atualizada.
Pacientes sem respostas
Na unidade da avenida do Contorno, na Savassi, região Centro-Sul de BH, muitos pacientes aguardavam a abertura da clínica para serem atendidos na tarde desta quarta. É o caso de Anate Lobenwein, de 66 anos, que fazia um tratamento dentário há dois anos na clínica. “Eles não estavam me atendendo, nem dando respostas pelo WhatsApp. Por isso, hoje vim aqui para ver como ficaria minha situação, e quando cheguei aqui fiquei sabendo que decretaram falência,” contou.
Anate investiu cerca de R$ 12.000,00 para fazer um procedimento odontológico. “Começou muito bem o atendimento, mas após o implante precisei vir várias vezes porque a minha boca ficou cortada e machucada. Agora, vou registrar um boletim de ocorrência e procurar meus direitos, para tentar ver se consigo pelo menos receber o dinheiro de volta,” desabafou.
Luiza Cândida da Costa Morais, de 66 anos, é paciente há quase um ano da clínica e pagou quase R$ 5.000,00 por um tratamento. “Eles me disseram que era um procedimento rápido, que em 15 dias eu estaria mastigando. Aí, arrancaram sete dentes meus de uma só vez e não fizeram mais nada. Desde setembro, estou sem os dentes. Eu fiquei indignada porque não falaram nada comigo. Agora, vou correr atrás do meu prejuízo”, revelou.
O que diz a empresa
No comunicado oficial, publicado no Instagram da Arcata, a empresa afirmou que “encerra com grande pesar as atividades da Clínica Odontológica Arcata.” Também destacou que a “odontologia foi uma das atividades mais severamente atingidas pela crise da Covid-19, o que resultou na descapitalização de todo nosso patrimônio”.
O Tempo