sábado, novembro 23, 2024
INÍCIO ItabiraItabira avança para ter terapia com cavalos no tratamento das pessoas com...

Itabira avança para ter terapia com cavalos no tratamento das pessoas com deficiência

Método terapêutico e educacional utiliza cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação

A Prefeitura de Itabira dá mais um passo importante para que a cidade se torne cada vez mais inclusiva. O município avança para concretizar o Programa Municipal de Equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza cavalos em uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação.

Em março do ano passado, o prefeito Marco Antônio Lage e o secretário municipal de Governo, Bernardo Rosa (naquela época, vereador) visitou as instalações da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE – Brasil), quando conheceram a metodologia e deram início aos trâmites para que Itabira ofereça o serviço. Na última semana, uma equipe da Prefeitura de Itabira, incluindo o secretário de Governo, esteve na cidade de Itatiaiuçu, município da Grande BH que oferece esse serviço, para trocar experiências e seguir com a implantação do programa municipal.

Bernardo afirma que a expectativa é que o projeto com a criação do serviço seja enviado em breve à Câmara de Vereadores para aprovação do legislativo. Detalhes da execução já estão sendo finalizados. A prática de equoterapia será orientada por uma equipe multidisciplinar formada por médico, veterinário, psicólogo, fisioterapeuta e profissional de equitação, além da possibilidade de integrar pedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e professor de educação física. A proposta é que os recursos necessários para a execução do programa sejam investidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Também serão necessárias adaptações estruturais no Parque de Exposições Virgílio José Gazire para acolher a equoterapia. O projeto já está sendo desenhado por uma arquiteta, que também conheceu o serviço em Itatiaiuçu. A Secretaria de Assistência Social será a responsável por mapear os pacientes que forem encaminhados para o tratamento conforme dados do Cadastro Único.

De acordo com Bernardo Rosa, autor de um anteprojeto para que Itabira tenha o serviço, a equoterapia é voltada para o bem-estar e qualidade de vida, além de ser um recurso complementar no tratamento de pacientes neurológicos. “O método é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e normatizado pela Associação Nacional de Equoterapia Ande-Brasil”, destaca o secretário

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!