domingo, setembro 22, 2024
INÍCIO SaudeAlzheimer: FDA concede aprovação acelerada para medicamento

Alzheimer: FDA concede aprovação acelerada para medicamento

A agência reguladora de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, (FDA, na tradução para  U.S. Food and Drug Administration), concedeu uma aprovação acelerada para um novo medicamento no tratamento da doença de Alzheimer. O Leqembi (lecanemab-irmb) visa a fisiopatologia fundamental da doença.

O Alzheimer é um distúrbio cerebral irreversível e progressivo que destrói lentamente a memória e as habilidades de pensamento e, eventualmente, a capacidade de realizar tarefas simples.

Embora as causas específicas da doença não sejam totalmente conhecidas, ela é caracterizada por alterações no cérebro – incluindo placas beta-amilóides e emaranhados neurofibrilares, ou tau – que resultam na perda de neurônios e suas conexões. Essas mudanças afetam a capacidade de uma pessoa de lembrar e pensar.
No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas.
Este é o segundo medicamento em aprovação acelerada de uma nova categoria para o Alzheimer. De acordo com Billy Dunn, diretor do Escritório de Neurociência do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, o Leqembi é um avanço no tratamento.
“A doença de Alzheimer incapacita imensamente a vida daqueles que a sofrem e têm efeitos devastadores sobre seus entes queridos. Esta opção de tratamento é a terapia mais recente para atingir e afetar o processo subjacente da doença de Alzheimer, em vez de tratar apenas os sintomas da doença”, ressalta.
RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!