A Câmara Municipal de João Monlevade homenageou com Moção de Aplausos o empresário Eustáquio Ligório Bicalho e o socorrista do Sevor, Gilmar Benício de Almeida. A entrega das honrarias foi feita na noite dessa quarta-feira, 14. A autoria da homenagem ao senhor Eustáquio Bicalho é do vereador Marquinho Dornelas (PDT), já o parlamentar Thiago Titó (PDT), assina a autoria da honraria entregue ao socorrista Gilmar Benício. As moções tiveram aprovação unânime dos vereadores.
Eustáquio Bicalho é monlevadense. Em 1974 abriu o bar Pé de Porco, onde atuou por 20 anos. Em 1991 co-fundou a Dibisa Atacado, com apenas 6 funcionários. Já no ano de 2008, assumiu integralmente a direção da empresa, que atualmente conta com 270 funcionários e tem atuação em mais de 400 cidades. Em 2023 a Dibisa irá expandir sua atuação, em uma área de 20 mil metros quadrados, com a inauguração da Dibisa Atacarejo e um Centro de Distribuição, que irá gerar mais de 200 empregos.
Em discurso, Eustáquio agradeceu aos colaboradores da empresa e aos familiares pelo apoio e incentivo. Ele falou da emoção ao saber que seria homenageado. “Tomei um choque. Fiquei muito feliz. Tudo que eu faço é com muito entusiasmo e carinho. Tenho muito o que colaborar com a nossa cidade e vou continuar trabalhando para isso”.
Também na solenidade, foi homenageado o socorrista Gilmar Benício. Ele também é monlevadense e atua como bombeiro líder de uma equipe de bombeiros civis pela empresa Sesi/Fiemg, prestando serviço na ArcelorMittal Monlevade.
Há mais de duas décadas, Gilmar faz parte do Sevor, atuando no resgate e atendimento às vítimas de acidentes e traumas. É um dos idealizadores dos projetos “Servor nas Escolas” e o “NEU Núcleo de Educação em Urgência do Sevor”.
Além de Socorrista, Condutor de veículos de emergência, Gilmar foi Coordenador de Treinamentos, Coordenador Operacional e Diretor Vice-Presidente entre os anos 2016 e 2020 e no último biênio 2020/2022 esteve como Diretor-Presidente do SEVOR. Atualmente, Gilmar foi nomeado pela atual diretoria como Coordenador de Disciplina e Ética.
Emocionado, Gilmar se mostrou muito grato pelo reconhecimento dado pela Câmara. “Já estive no Legislativo prestigiando amigos que receberam prêmios e nunca passou pela minha cabeça que um dia seria eu o homenageado. Faço o trabalho voluntário sem pensar em receber algum retorno ou reconhecimento. Agradeço a minha família pelo apoio, aos amigos do trabalho e aos amigos do Sevor”.
O vereador Marquinho Dornelas, parabenizou os homenageados da noite e destacou o trabalho e a atuação do senhor Eustáquio na cidade, ao qual ele é o autor da homenagem. “Estou muito feliz em poder conceder esta Moção. Este é um reconhecimento público que faço à sua trajetória na nossa cidade. Falar de Eustáquio é falar de parceria, amizade, generosidade, humanidade e empreendedorismo. Sua história é inspiradora, começando do zero e construindo uma carreira consolidada.”
Por sua vez, o vereador Thiago Titó, também parabenizou os agraciados com a Moção. Ele, que é autor da homenagem ao Gilmar, relatou que o conhece antes mesmo de ser político. “O Gilmar tem 40 anos e metade de sua vida é dedicada ao trabalho voluntário no Sevor. Por todo este tempo ele sempre presta o serviço com muita empatia, humanidade e solidariedade ao próximo. Acredito que esta homenagem tenha vindo tardiamente, mas faço de coração pelo trabalho empenhado que ele executa em prol da nossa população”.
Por fim, o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), enalteceu os trabalhos desenvolvidos pelos homenageados. “Ao senhor Eustáquio o parabenizo pelo espírito de solidariedade e empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade. E ao senhor Gilmar, destaco a dedicação ao trabalho voluntário, minimizando o sofrimento daqueles que precisam”.