Houve teatro, acendimento das luzes de natal, entrega de honrarias, além de um super show com Péricles que encerrou as festividades no fim de semana.
O dia 4 de dezembro é um dos dias mais importantes para a população santa-barbarense, e por esse motivo, a Prefeitura não poderia deixar passar essa data em branco. Com a Secretaria de Cultura, Desenvolvimento do Turismo e Esportes, diversos eventos foram realizados durante esse fim de semana especial.
Houve teatro, missa, procissão, entrega da maior honraria da cidade, homenagem póstuma a um bisneto do filho mais ilustre da cidade, finais do campeonato amador, veterano e sênior.
As comemorações de aniversário começaram na sexta-feira (2), com uma belíssima apresentação teatral realizada no Memorial Affonso Penna. Na atuação foi contada brevemente uma parte da história de Affonso Penna, nascido em Santa Bárbara e eleito 6º Presidente da República.
No sábado (3), foi a entrega da honraria mais importante da cidade, a Medalha do Mérito Affonso Penna. Entregue anualmente, o evento sempre faz parte das comemorações do aniversário, e a medalha sempre homenageia aqueles que de alguma forma contribuíram com o progresso do município e pelos serviços prestados para a sociedade.
Neste ano, duas pessoas e uma empresa foram agraciadas com a Medalha do Mérito, o senhor Vágner Figueiredo Brandão (in memoriam), foi representado por sua filha Bárbara Brandão, a senhora Maria Izabel de Oliveira e o Grupo Avante, representado pelo seu gerente Noel Quites.
Já no domingo (4), dia de Santa Bárbara, diversos eventos ocorreram pela cidade, começando bem cedo com as finais dos campeonatos amador e veterano, que fizeram jogos sensacionais e levantaram o público presente no campão.
Durante a tarde foram realizados o sepultamento e a homenagem póstuma a Affonso Augusto Moreira Penna, bisneto de Affonso Penna. Durante o evento foi contada brevemente sua história de vida e também as suas contribuições para a sociedade e a Santa Bárbara.
Ainda durante o período vespertino, aconteceu a procissão em homenagem à Santa Bárbara, o cortejo saiu da matriz e seguiu pelas ruas da cidade com a participação do corpo de bombeiros.
E durante a noite tivemos a inauguração das tradicionais luzes de natal que abrilhantou, iluminou e emocionou todo o público que compareceu ao centro histórico.
E para encerrar o super show com Péricles, que levou o público ao delírio cantando sucessos atuais e antigos como “Até que Durou”, “Livre pra voar”, “Até o sol quis ver”, além de várias músicas que marcaram época no samba e pagode nacional.