Iniciativa da Fundação ArcelorMittal vai promover a formação de professores na abordagem STEAM no ano que vem
As escolas brasileiras estão passando por um momento de adaptação dos currículos à Base Nacional Comum Curricular. Atenta a este momento em que o ensino se volta para o desenvolvimento integral do aluno, a Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional, lançou a Liga STEAM, que entre várias ações, conta com um extenso programa de formação de professores do país inteiro focada na abordagem que dá nome à iniciativa. Em 2022, dois municípios brasileiros, Piracicaba (SP) e de Serra (ES), já tiveram seus professores formados agora chegou a vez dos educadores e educadoras de João Monlevade receberem os ensinamentos em STEAM.
O objetivo é investir na formação do professor para que ele ou ela estimule o aluno em sala de aula a desenvolver um pensamento crítico, a criatividade, a responsabilidade fortalecendo a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade. “Queremos que os selecionados sejam multiplicadores da abordagem na sua comunidade escolar, para contribuirmos cada vez mais com a educação no país”, diz Herik Marques, Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal. O projeto vai acontecer de forma online, com alguns encontros presenciais, e é fruto de uma parceria com a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem de educação STEAM tem gerado bons resultados quando o assunto é valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. Implementada por meio de metodologias ativas, a abordagem STEAM busca formar estudantes para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa. “Existe uma aderência muito grande da abordagem STEAM com as bases curriculares oficiais do Brasil. Portanto, uma implementação articulada com o que os educadores precisam implementar na sala de aula tornaria ainda mais significativa a aprendizagem dos estudantes, valorizando o cenário da educação no país”, diz Lilian Bacich, diretora da Triade Educacional, parceira da Fundação ArcelorMittal no projeto.
A previsão é que a iniciativa comece em fevereiro e seja desenvolvida ao longo de 2023. Ao final, os professores do grupo irão apresentar projetos que podem ser aplicados em sala de aula, tendo a abordagem STEAM como base.