Os alunos da cidade se destacam na prova de língua portuguesa!
A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou em maio a primeira etapa da avaliação “Caminhos da Aprendizagem” (colocar link da matéria do dia da avaliação). O teste foi aplicado a todos alunos dos 3°, 4° e 8° anos do Ensino Fundamental de todas as Unidades de Ensino Municipais. Essa ação faz parte do “Transforma Educação”, um programa que visa promover uma evolução na educação do Município após a pandemia.
Agora o momento é de avaliação dos resultados! Entre os dias 21 de junho e 5 de julho, a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação em conjunto com os gestores escolares e o Instituto Áquila, verificaram o desempenho alcançado pelos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. E traçaram metas de formação para professores e aprendizagem para os alunos.
Resultado da primeira etapa da avaliação
No total foram avaliados 963 alunos, o que representa uma participação de 93% do público alvo. O resultado global da avaliação corresponde a uma taxa de 60% de acertos, sendo que o desempenho em Língua Portuguesa foi de 64% e em matemática 54%. Em razão da pandemia, a Prefeitura pretende melhorar e reforçar ainda mais a educação dos pequenos santa-barbarenses e ampliar a formação docente.
Avaliação diagnóstica em três etapas
O programa prevê que a aplicação da avaliação “Caminhos da Aprendizagem”, será realizada de forma trimestral. A segunda está prevista para o dia 31 de agosto e a última em novembro deste ano, por meio da aplicação do Promade, o Programa Municipal de Avaliação para o Desenvolvimento Escolar de Santa Bárbara/MG, instituído pela Lei Municipal n.º 1685/2013.
“Caminhos da Aprendizagem” transformando a educação
Assim como já demonstrado em diversas ações, a Prefeitura tem a educação como um de seus pilares mais importantes. Como parte do Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030, um dos passos para tornar a educação excelente, é o uso de indicadores de aprendizagem como forma de medir o desempenho dos alunos.
Para tanto, a promoção de avaliações diagnósticas é fundamental para verificar as lacunas no aprendizado e desenvolvimento dos processos pedagógicos. Dessa forma, empenhamo-nos a cada dia para garantir a qualidade da educação infantil e de nível fundamental I e II, que é de responsabilidade do Município. Essa proposta vai ao encontro do Plano de Governo – Gestão 2021 a 2024 – no sentido de garantir ensino de qualidade na Educação infantil e nível fundamental.