domingo, novembro 24, 2024
INÍCIO Santa BarbaraEmoção toma conta do público na 83ª Cavalhada de Brumal

Emoção toma conta do público na 83ª Cavalhada de Brumal

Durante as celebrações, tivemos carreata, terços, missas, novenas e barriquinhas com quitutes da nossa gastronomia e muita música boa!

            Nos últimos dias, Santa Bárbara foi palco de uma grande celebração da cultura religiosa. A 83° Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro, aconteceu entre os dias 24 de junho e 3 de julho, e teve uma programação recheada de religiosidade, gastronomia, além de atrações artísticas e culturais.

A história da Cavalhada

A atração que esse ano completou 83 anos, foi o primeiro Patrimônio Imaterial da cidade de Santa Bárbara. A Cavalhada possui registro há 12 anos, pela Lei nº1518/2009.

A Cavalhada de Brumal é realizada no primeiro domingo do mês de julho. A tradição começou em 1936 com tropeiro Jorge da Silva Calunga, que já participava da Cavalhada de Morro Vermelho, em Caeté, onde morava.

Quando se mudou para  Brumal, prometeu a Santo Amaro que realizaria uma festa no distrito, caso o seu filho doente fosse curado. Jorge alcançou a graça e passou a realizar a festa todo o ano, como forma de agradecimento. A encenação dos cavalheiros representa a luta entre mouros e cristãos, além de também fazer referência a fé depositada no Santo.

Após a procissão, os voluntários motivados pela fé, ergueram o mastro, e os cavaleiros em sincronia fizeram o famoso trançado, enfeitando-o de fitas coloridas, tendo em seu ápice o estandarte de Santo Amaro.

Emoção e irreverência: Divino Lúcio Luiz, eterno guardião da Cavalhada

            Durante a Cavalhada houve também um momento em memória de Divino Lúcio Luiz, um dos grandes representantes da cultura santa-barbarense, principalmente por organizar a Cavalhada de Brumal, por mais de 50 anos.

        Nascido na comunidade de Sumidouro, desde a juventude, ele lutou para manter viva a tradição que foi lhe passada ainda na infância, pelo pai Amaro Antônio Luís, um dos idealizadores da festa e parceiro de Jorge Calunga.

Por isso, os organizadores do evento, não deixaram de agradecer o empenho dos familiares de Divino para assim como ele perpetuar uma tradição tão preciosa.

Programação religiosa

            A programação religiosa incluiu a carreata de Santo Amaro, missa em homenagem aos cavalheiros, procissão, além de terços e novenas. O momento mais esperado de toda a comemoração, foi a tradicional Cavalhada, que foi coroado com um grande show pirotécnico.

Programação cultural

            Abrindo o final de semana, tivemos a ilustre participação dos artistas da terra, com os shows da dupla João Paulo e Leandro e a cantora Ingrid Leonara. 

A programação cultural foi recheada de atrações regionais e nacional, a cantora sertaneja Lauana Prado, agitou o sábado com muita sofrência.

No domingo, ultimo dia de festa quem fechou as atrações foram a dupla Sérgio e Delson que levantou o público com muito modão sertanejo.

A 83° Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro é uma realização da Prefeitura de Santa Bárbara em parceria com a Associação Comunitária de Brumal.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!