Anteriormente, a Caixa havia informado que o dinheiro seria transferido de forma automática para uma conta-poupança social
Os trabalhadores que pretendem sacar os valores liberados pela Caixa Econômica Federal da conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) precisam fazer a solicitação de retirada do dinheiro. A liberação de até R$ 1.000 vai de 20 de abril a 15 de junho.
Anteriormente, a Caixa havia informado que o dinheiro seria transferido de forma automática para uma conta-poupança social digital aberta em nome do trabalhador pelo banco, mas não é o que diz o sistema quando é feita a consulta para saber se há direito ao chamado saque extraordinário.
A consulta aos valores pode ser feita pelo site fgts.caixa.gov.br ou pelo app FGTS, disponível na loja de aplicativos do celular. No site, não é possível pedir a transferência. A mensagem final que aparece para o cidadão é de que o dinheiro não será creditado automaticamente.
“O valor do seu saque extraordinário FGTS não será creditado automaticamente em poupança social digital. Para que você possa receber o valor, acesse o app do FGTS na opção Saque Extraordinário do FGTS”, diz o texto. O pedido de saque do dinheiro é realizado apenas pelo app.
Como pedir o saque
Acesse ou baixe o aplicativo FGTS (caso já tenha o aplicativo e seja necessário, faça a atualização)
Depois de baixar ou atualizar, clique em “Entrar no aplicativo” e, depois, em “Continuar”
Informe o CPF, vá em “Não sou um robô” e clique em “Próximo”
Digite sua senha e vá em “Entrar”
Na página inicial, clique em “Saque Extraordinário”
Na próxima tela, aparecerá a informação de quanto você poderá sacar
Para saber de quais contas o dinheiro será retirado, clique em “Ver contas FGTS liberadas”
Para solicitar o pagamento do dinheiro, acesse “Solicitar saque”, abaixo, em laranja
A única opção é depositar o valor em uma conta-poupança social da Caixa, movimentada pelo Caixa Tem
Se quiser os valores, vá em “Confirmar”
Aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”