sexta-feira, novembro 22, 2024
INÍCIO Câmara de João MonlevadeVereadores aprovam reajuste salarial para os servidores públicos de João Monlevade

Vereadores aprovam reajuste salarial para os servidores públicos de João Monlevade

Na manhã desta segunda-feira, 21, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou Reunião Extraordinária para deliberação de cinco projetos de Lei. Dentre eles, está o projeto de Lei 1.256/2022, de iniciativa do Executivo, que aprova o acordo coletivo firmado entre a Administração Pública e o SINTRAMON. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em primeiro, segundo turno e redação final.

A proposta é de reajuste salarial de 12% e aumento no vale-alimentação para R$420,00. Além disso, a matéria prevê o pagamento de retorno de férias de R$1.050,00 a todos os funcionários públicos. O projeto contempla ainda a manutenção do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), bem como demais benefícios já conquistados pelos servidores.

Os vereadores parabenizaram o Executivo pela iniciativa. Eles destacaram o compromisso da Administração Pública em valorizar o servidor.

Na oportunidade, o vereador e líder do Governo, Belmar Diniz (PT), destacou que a medida é um marco histórico no município. Segundo ele, em anos anteriores os Governos concederam reajustes abaixo da inflação e em alguns anos o valor não foi concedido.

O parlamentar Vanderlei Miranda (PL), ressaltou que a aprovação teve o empenho e apoio de todos os vereadores, que após conversarem, decidiram pela realização da reunião extraordinária para votar a matéria. Segundo ele, a decisão é para garantir que os servidores recebam o reajuste já no salário deste mês, bem como o valor do cartão alimentação, tendo em vista que as folhas de ponto são fechadas esta semana.

 

Mais matérias aprovadas

Ainda durante a reunião extraordinária os vereadores aprovaram mais quatro matérias.

O Projeto de lei 1.240/2021, de autoria do Executivo, foi aprovado em segundo turno e redação final. A matéria altera a vinculação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal – COMPA à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Anteriormente, o Conselho estava vinculado à Secretaria de Saúde.

Também foi aprovado em segundo turno o projeto de Lei 1.251/2022. A matéria de iniciativa do Executivo altera a Lei Municipal nº 920, de 10 de julho de 1989, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Municipal de João Monlevade, bem como altera a Lei Municipal nº 955, de 13 de dezembro de 1989, que institui o Plano de Cargos e Salários da Prefeitura. A proposta vista aumentar o número de diretores e vice-diretores, bem como o número de monitor de creche e monitor para atender alunos com deficiências.

O Projeto de Lei 1.252/2022 foi aprovado em segundo turno e redação final. A matéria de iniciativa do Executivo, autoriza a abertura de crédito adicional especial e altera a redação do dispositivo da Lei 2.408 de 2021. O projeto recebeu votos contrários dos vereadores Bruno Cabeção (Avante), Tonhão (Cidadania), Marquinho Dornelas (PDT), Thiago Titó (PDT) e Dr. Presunto (PDT). O projeto é de ordem meramente técnica, objetivando a concessão de subsídio para o transporte público, garantindo o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e a manutenção do preço da passagem.

Em turno único, o Projeto de lei 1.257/2022, de iniciativa da mesa Diretora, foi aprovado. A matéria autoriza a revisão geral anual dos subsídios dos agentes políticos do município. O reajuste será de 10,16% para o prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e diretores da Administração Indireta (autarquia e fundações). Conforme consta no projeto, a proposição não implica em acréscimo do subsídio ou ganho real, mas sim, compensação das perdas inflacionárias com intuito de preservar o poder aquisitivo da moeda, com base em índice oficial.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!