As máscaras ainda serão item obrigatório em locais fechados. Porém, caberá à Secretaria Municipal de Saúde estabelecer regras específicas e exigências para uso de máscara em determinadas atividades em locais abertos, bem como poderá dispensar o uso de máscara para práticas esportivas em locais fechados.
A decisão do prefeito leva em consideração os índices de vacinação em João Monlevade e a queda no número de infecções causadas pela Covid-19. Da população com 12 anos de idade ou mais (adolescentes e adultos), 87,5% já recebeu a segunda dose. Da população que pode receber a terceira dose, ou seja, adultos com 18 anos ou mais, 45,8% já tomaram a terceira aplicação.
“É com alívio que publicamos este decreto. Apesar da pandemia não ter terminado, temos motivos para acreditar que a sua pior fase já passou. Esperamos uma queda ainda maior no número de infecções que teve uma diminuição acentuada nos últimos dias”, disse o prefeito.
O Governo de Minas Gerais também anunciou que a partir de sábado (12) valerá em todo o Estado a recomendação da dispensa das máscaras em locais abertos.