Prefeitura compra espaço para a implantação do Centro Dia do Idoso, no total foram investidos quase 3 milhões de reais para aumento da longevidade e qualidade de vida dos idosos da nossa cidade!
No final do Ano Passado, a Prefeitura de Santa Bárbara iniciou o processo para a implantação do Centro Dia do Idoso. O projeto tem a finalidade de criar um espaço que contribua para o aumento da qualidade de vida e longevidade das pessoas na terceira idade.
Por isso, por meio de recursos próprios do Município, a gestão pôde investir quase 3 milhões de reais na aquisição de um imóvel na rua Tenente Carlos, 146, no bairro Centro, esta é mais uma proposta do Plano de Governo Municipal.
Crescimento da população idosa
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, até 2050 o Brasil terá mais de 64 milhões de idosos, o que irá corresponder a aproximadamente 30% da nossa população. Apesar de contarmos ainda com 12% da população brasileira na terceira idade, é preciso investir em ações para promover mais qualidade de vida e extrair todo o potencial de quem tem tanto a se desenvolver e a nos ensinar.
Em entrevista ao Jornal BBC, o médico brasileiro e especialista em saúde do idoso, Alexandre Kalanche, ressalta a importância de se preparar para uma vida mais longa. Isso porque, a cada 4 mortes no país 3 são de idosos e tem como causa doenças crônicas, o que diminui a qualidade de vida e longevidade.
Sabendo desta realidade, o Município por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem em seu pacote de medidas atendimento multidisciplinar ao idoso. Fornecendo cuidados como: acolhimento individual, consultas médicas, odontológicas, aferições de pressão arterial e glicemia capilar, grupos de orientação sobre saúde sexual, doenças e acometimentos de saúde e vacinação.
Apesar de 2020 ter sido voltado para o combate a Covid-19, a atenção ao idoso não diminuiu, nos últimos dois anos foram realizadas 37 mil consultas.
Benefícios para o idoso
Por isso, a aquisição de um espaço em que os mesmos possam realizar atividades esportivas, ocupacionais, de interação e convivência, é extremamente importante para a promoção da saúde física e mental. Além disso, no do Centro Dia do Idoso a população na terceira idade poderá desfrutar de cuidados básicos de higiene e saúde.
O centro de cuidado, também será um espaço de aprendizado, acolhimento e auxílio para as famílias e cuidadores no que diz respeito a prestação de cuidados prolongados a pessoa madura.
A compra do imóvel é apenas o primeiro passo para colocar de pé este projeto, questões como o planejamento de atividades, formação de equipes, estruturação da unidade e adequação do espaço vão estar em andamento este ano.