Em novembro de 2022, o Hospital Margarida completa 70 anos de atividades e bons serviços prestados a João Monlevade e região. São sete décadas de cuidados, saúde, trabalhos, parceria com a comunidade e muitas histórias de vidas que o ajudaram a se tornar referência em atendimento.
Neste ano, a casa de saúde busca ampliar a prestação de serviços para melhor atender à população. Para tanto, já foram iniciadas obras de expansão do Pronto Socorro, que após ficar pronto, terá a sua capacidade duplicada,
passando de 7 para 15 leitos, também com mais espaço para a área de apoio. Em 2021, o Pronto Socorro realizou cerca de 50 mil atendimentos salvando vidas, fora os para casos de Covid-19.
Também já foram iniciadas as obras de ampliação das instalações da clínica Uni Rim, o que vai aumentar de 46 para 60, as cadeiras para tratamento de pacientes com doença renal crônica. Em parceria com a clínica, um novo prédio está sendo construído. Futuramente, o espaço vai abrigar novas especialidades médicas do Margarida e uma nova maternidade.
Segundo o provedor do hospital, José Alberto Grijó, a parceria é benéfica tanto para o Margarida quanto para a clínica e quem vai ser beneficiado é o cidadão. “O Hospital não tem área para expandir e precisamos melhorar os espaços físicos em busca de mais excelência no atendimento. Com essa parceria, será possível melhorar ainda mais nossos serviços”, afirmou.
Como projeto para 2022, o Hospital Margarida busca também a alta complexidade, para oferecer procedimentos cardíacos com a implantação da hemodinâmica, que permite a realização tratamentos minimamente invasivos com diagnóstico e terapia endovascular das artérias, principalmente, obstruções das artérias do coração, pescoço, cérebro e dos membros inferiores “A alta complexidade permite novas contratualizações com o SUS, para a oferta de mais serviços como cateterismo, atendimentos a infartos com respostas rápidas e seguras”, informa José Alberto. A aprovação da hemodinâmica depende de aprovação da Vigilância em Saúde (Visa).
O Hospital também constrói um espaço para abrigar o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), setor encarregado da abertura e arquivamento de prontuários médicos e também da marcação de consultas ambulatoriais para o público.
Um ano de superação
Em 2021, o Margarida superou dificuldades sem perder o foco principal: salvar vidas. A casa de saúde renegociou dívidas bancárias e trabalhou com estratégias para quitar o pagamento com os médicos, colaboradores e prestadores de serviços. “O ano começa sem dívidas com os profissionais e fornecedores, graças a uma administração bem feita”, informa José Alberto.
Além da gestão, em 2021, o Margarida adquiriu mais um arco cirúrgico e três focos cirúrgicos, distribuídos em sete salas de cirurgias. A casa de saúde também inaugurou espaço de convivência para os funcionários e sala de treinamento e educação continuada, buscando capacitar os profissionais para atenderem melhor os usuários.
Em dezembro, o Hospital Margarida inaugurou novo espaço do Posto de Coleta de Leite Humano (Banco de Leite). O evento contou com a participação dos funcionários, diretoria, médicos e convidados. A ação de melhoria, idealizada pela Diretoria, teve o apoio das Cooperativas através do Dia de Cooperar. O Banco de Leite existe desde de 1997 e com a ampliação, continuará atendendo com mais conforto as mães, gestantes e todos que precisarem dos serviços do setor.
Covid
Durante a pandemia, o Hospital se esforçou para garantir o melhor atendimento a todos que o procuraram com a Covid-19. Mudanças internas foram realizadas, como a redução da pediatria para abrigar mais leitos para tratamento de pacientes com coronavírus. Além desses, foi montado o 4º andar exclusivo para os casos de Covid, montado e custeado em parceria com a ArcelorMittal. A casa de saúde também recebeu recursos da Prefeitura de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era e São Domingos do Prata, que foram fundamentais para não faltar atendimento à população.
Expetativas
A expectativa para este ano são as melhores. Em 2022, esperamos um ano de muita saúde e mais realizações para, nas comemorações dos 70 anos, possamos ofertar ainda mais serviços para o cidadão. Essa é nossa missão e compromisso. Agradecemos a todos pelo carinho, dedicação, respeito, preocupação e zelo pelo nosso hospital”, afirma o provedor José Alberto Grijó.