Municípios registraram aumento na procura por atendimento a pessoas com síndromes gripais.
As Prefeituras de Coronel Fabriciano e Timóteo emitiram um alerta, nesta terça-feira (28), sobre a alta procura por atendimento a pessoas com síndrome gripal. No Hospital Dr. José Maria Morais, na UPA 24h e nas Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Coronel Fabriciano disse que houve um “aumento substancial” por atendimento médico. Informou ainda que a maioria dos casos é de síndrome gripal.
“Nossa estrutura de saúde está preparada para atendê-lo da melhor forma possível, suportando eventuais aumentos de casos como ocorreu durante os piores momentos da pandemia da Covid-19”, afirmou a nota enviada pelo município.
Contudo, o Executivo alertou quanto à chegada na região do novo vírus influenza A/H3N2. A doença já circula em todo país, causando algumas mortes e internações de pessoas em estado grave.
Caso apresente sintomas, a Prefeitura orientou que procure uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA 24h, fora do horário comercial ou fim de semana, em caso de agravamento.
Já em Timóteo, também houve aumento de casos de gripe. Por lá, a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo, atrela isso à baixa adesão da população à vacinação contra a gripe.
“Quem tiver sintoma gripal leve deve recorrer às Unidades Básicas de Saúde em dias úteis e os casos mais graves recorrer a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, que é uma unidade para atender, prioritariamente, os casos de urgência e emergência”, informou a gerente.
Vacinação
Em Coronel Fabriciano, a Prefeitura informou que a vacinação contra influenza está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. Disse ainda que a vacina é indicada para todos que têm idade acima dos 6 meses.
Já em Timóteo, a aplicação da dose da vacina está sendo feita nas unidades dos bairros Alegre, Ana Moura, Ana Rita, Cachoeira do Vale, Limoeiro, Primavera, João XXIII e Timotinho.
De acordo com a nova nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, a pessoa que já tiver recebido a segunda ou terceira dose da vacina contra a Covid-19 não precisa aguardar 15 dias para tomar a vacina da gripe.
Fonte G1