domingo, setembro 22, 2024
INÍCIO Sem categoriaAmepi dá importante passo para ampliar mercado de produtores locais para comércio...

Amepi dá importante passo para ampliar mercado de produtores locais para comércio em todo o país

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) avança rumo à ampliação de mercados para comércio de produtos de origem animal da região em todo o território nacional, por meio do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi). O Consórcio conseguiu reconhecimento da equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA).
Com a adesão, os estabelecimentos dos municípios consorciados registrados no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) poderão ser indicados e incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA e, com isso, poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o Brasil, ampliando mercados e gerando novas oportunidades. Antes, a venda podia ser realizada apenas entre os municípios integrantes do SIM. Empreendedores, agricultores familiares que querem comercializar seus produtos se adequar às exigências sanitárias seguindo a legislação específica vigente.
Na região, a primeira empresa que deve receber o SISBI-POA é a Aviários Pena, de São Gonçalo do Rio Abaixo. Na última semana, os vereadores do município aprovaram alterações na legislação municipal, de autoria do prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho. A lei garante as adequações conforme exigências do MAPA.  O Aviários Pena amplia sua produção e poderá comercializar seu produtos para outras cidades brasileiras.
Além dessa empresa, outras da região também estão em processo de adequação para expandir mercado: A produtora de mel e derivados, Nectar da Serra (Santa Bárbara);  a indústria de pescados Top Fish (Rio Piracicaba); os Queijos D’Aloísio (João Monlevade) e Ki- Torresmo (Itabira).
Projeto
O Consmepi integra um grupo de 12 consórcios públicos em todo o Brasil que participam  do Projeto Piloto CONSIM 2020 – Ampliação de Mercados de POA (produtos de origem animal) para Consórcios. Para conseguir a equivalência,  o consórcio passou por auditorias técnico-administrativas de profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) tanto em sua sede, quanto nos estabelecimentos. As auditorias fazem parte do Projeto Piloto CONSIM 2020-2021 que tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.
Todos ganham
Conforme o presidente da Amepi e do Consmepi, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, o reconhecimento dá mais garantias aos produtores e fortalece a economia e o desenvolvimento regional.  “Esse reconhecimento é um grande ganho para o Médio Piracicaba por que amplia mercados dos nossos produtores que podem vender seus produtos  para todo o Brasil. Além disso,  oferece mais garantias de segurança alimentar ao consumidor, com benefícios à saúde pública. Isso melhora a condição social da região como um todo”, afirma. Segundo Fernando, o Consmepi já recebeu visitas de produtores de outras cidades da região que, a partir do Consmepi, também querem a equivalência para comercializar seus produtos em outras cidades brasileiras. “Isso pode atrair, inclusive, mais empresas para a nossa região, diversificando a economia e fortalecendo nossas cidades”, afirma.
Para o veterinário responsável pelo SIM no Consmepi, Alexandre Lopes, é importante orientar e capacitar tecnicamente os interessados em participar para garantir a qualidade dos serviços e produtos do campo. “O Selo de Inspeção Municipal em equivalência com o SISBI/POA atesta a eficiência dos produtores e assegura a qualidade dos alimentos que chega à mesa de todos. Além de abrir espaço para o mercado nacional”, avalia.
RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!