Policiais Militares da 21ª Cia PM Ind, representantes do MPMG, Poder Judiciário, Defensoria Pública, CEJUSC, Prefeitos Municipais, representantes da OAB e de outras entidades civis; participaram, na manhã de quinta (dia 23) de um circuito de palestras no auditório da Subseção da OAB de Ponte Nova promovido por representantes do Tribunal de Justiça e Polícia Militar Baiana.
O evento faz parte do projeto com a temática “Justiça Restaurativa, Não-Violência e Prática Circulares”, que teve início no Estado da Bahia e se expandiu para Minas Gerais através da iniciativa do Poder Judiciário da Comarca de Ponte Nova (CEJUSC)
O projeto tem como foco a atuação policial pautada na aproximação com a comunidade e na consciência de que não existe um abismo entre o “ser policial” e o ser humano. Sendo assim, através dessa identificação do cidadão policial militar como parte da comunidade em que trabalha e também de técnicas de comunicação não violenta e de aproximação comunitária torna-se cada vez mais racional, efetiva e pacífica as soluções dos conflitos que demandam intervenção da Polícia Militar.
Durante o evento os policiais militares assistiram apresentações com a Juíza de Direito Drª Janine Soares de Matos Ferraz (Tribunal de Justiça da Ba) que trabalhou com o tema “Justiça Restaurativa, Comunidade e Polícia Militar: Experiências no Projeto Coração de Tinta”.
Logo após houve a palestra com o Capitão da PMBA Albert Nogueira de Sousa o qual realizou a apresentação com o tema “Justiça Restaurativa e Polícia Militar: Experiências e Relatos de um policial”.
Para finalizar as apresentações foi convidado o Capitão da PMBA Márcio Henrique Chagas Carvalho para falar sobre o tema “Não Violência, Justiça Restaurativa e Gerenciamento de crises, negociação para situações de alto e altíssimo risco”.
Já na manhã de sexta-feira, dia 24, dessa vez, na sede da 21ª Cia PM Ind houve uma enorme e muito produtiva troca de experiências entre os representantes das entidades envolvidas, inicialmente foram apresentados alguns projetos que a 21ª Cia PM Ind realiza e já realizou, além disso, a Juíza Drª Janine e os Capitães Albert e Cap Chagas apresentaram também como trabalhos semelhantes são realizados na cidade de Vitória da Conquista/BA, comarca onde atuam.
Ao final do evento, os participantes baianos foram gentilmente presenteados com produtos típicos da região do Vale do Piranga, além de ter sido demonstrado a enorme gratidão por
parte do comando da 21ª Cia PM Ind por tão valorosa troca de experiências e de sugestões por parte de todos envolvidos.