segunda-feira, julho 8, 2024
INÍCIO EducaçãoJaguar Mining dá início ao 4º ciclo do Projeto Raízes do Saber

Jaguar Mining dá início ao 4º ciclo do Projeto Raízes do Saber

Atividades com público escolar das comunidades de Caeté, Conceição do Pará e Santa Bárbara integram o Programa de Educação Ambiental da mineradora

Dando sequência ao 4° ciclo do Projeto Raízes do Saber – que dá ênfase às questões ambientais e integra o Programa de Educação Ambiental da Jaguar Mining (PEA) -, foram iniciados os  grupos de formação de multiplicadores com as comunidades de Brumal (Santa Bárbara), Rancho Novo (Caeté) e Casquilho (Conceição do Pará). O Projeto, que este ano aborda o tema Gestão Ambiental, tem como objetivo informar e formar o público envolvido por meio de aprendizados e vivências ambientais amplas e efetivas para a resolução ou minimização dos impactos ao meio ambiente a partir da formação e capacitação de grupos de multiplicadores. “Trata-se de um conjunto de ações educativas que foramplanejadas a partir das necessidades dos públicos da Jaguar”, esclarece Juliana Cristina Teixeira, analista de Meio Ambiente da Jaguar.

Participam do ciclo de formação as crianças de 10 a 12 anos de idade das escolas municipais das comunidades, além de seus familiares e os professores. As atividades, suspensas no ano passado em virtude da pandemia de Covid-19, serão retomadas na modalidade virtual, e incluem capacitação com os professores e dinâmicas com alunos das escolas  Aurora Júlia, Cecília Álvares Duarte e Israel Pinheiro.  Serão realizados cinco encontros virtuais até dezembro.

Antes de março de 2020, quando foi declarada a pandemia, todas as atividades ocorriam ao ar livre, com dinâmicas práticas. Desde então, o grupo de formação teve as ações reestruturadas em atendimento às normas de vigilância em saúde pública. “Por isso, desde 2020, restringimos as dinâmicas para o público de alunos e familiares das escolas parceiras da comunidade com atividades teórico-práticas cuja execução podia ser realizada dentro de casa”, pontua Juliana.

Os grupos de formação do Raízes do Saber tiveram início em 2018, com a criação do Programa de Educação Ambiental da Jaguar Mining. Naquela ocasião, o tema trabalhado foi “recursos hídricos”. No ano seguinte, o Projeto abordou a temática dos resíduos sólidos, e, no ano passado, a cultura local. O PEA, que inclui o Raízes do Saber, com ênfase nas questões ambientais, e o Sementes da Sustentabilidade, cujo foco são os pontos socioeconômicos, também contempla a elaboração de um Diagnóstico Socioambiental Participativo.

Sobre a Jaguar Mining

A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração, de capital estrangeiro, com foco na exploração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e no desenvolvimento sustentável local. Suas unidades incluem o Complexo MTL, em Conceição do Pará, e o Complexo CCA, que contempla a mina Pilar, em Santa Bárbara, e a planta de processamento de minério, em Caeté. A Jaguar Mining também é proprietária do Complexo Paciência, em Itabirito, que se encontra em cuidados e manutenção desde 2012.

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

POR FAVOR, DIGITE SEU COMENTÁRIO
POR FAVOR, DIGITE SEU NOME AQUI

- Advertisment -

ultimas notícias

error: Conteudo Bloqueado!